Ilustração: Isabela Mosquini

5 tarefas da gestão de pessoas que você provavelmente não conhecia

Entre planejamento de eventos, projetos de qualidade de vida e processos seletivos, saiba como é a rotina da Gestão de Pessoas do Bridge!

Conteúdo produzido por Thayse da Silveira

Você pode até saber o básico sobre o que uma equipe de Gestão de Pessoas faz em uma organização, mas podemos garantir: é muito mais complexo do que parece!

Na verdade, o trabalho do pessoal da Gestão envolve todos os colaboradores, entendendo cada necessidade da organização. O objetivo da Gestão de Pessoas é manter tudo nos trilhos, para que o trabalho se torne cada vez melhor em convivência, objetivos e cultura organizacional.

Por isso, hoje trouxemos a Thayse Silveira, estudante de Psicologia e colaboradora da equipe de Gestão de Pessoas para explicar um pouco melhor sobre o papel da GP que ninguém vê. Vem conferir! 👇

O que é a área de gestão de pessoas?

Quando pensamos sobre pessoas em uma organização, já não temos mais aquele princípio antigo de manejar força de trabalho ou algum tipo de recurso. Pelo contrário, a área de gestão vem passando por profundas mudanças. Hoje pensamos no capital mais valioso de qualquer organização: o humano e intelectual.

Ou seja, é através das pessoas que os objetivos são alcançados, que o conhecimento é transmitido e que a cultura organizacional se mantém viva.

Uma mudança significativa na área de GP nos últimos anos é o reconhecimento da importância do fator humano como um posicionamento estratégico. Para o sucesso das organizações, é essencial que os colaboradores estejam com o foco certo e a motivação em dia.

Se há alguns anos as ações relacionadas às pessoas de uma organização eram puramente operacionais, hoje são muito mais estratégicas! Através da área de GP, diversas ações que impactam o clima organizacional e a satisfação com o trabalho são desenvolvidas.

Acho que já deu pra entender a importância da área de GP para uma organização, certo?

Então, vamos conferir cinco atividades que a equipe de GP faz e, talvez, você não saiba (ou nunca tenha parado para pensar na complexidade 😮).

#1 — Atração e seleção de talentos

Essa pode ser a mais conhecida da lista, mas é de extrema importância, pois esses processos podem variar dentro de cada organização.

Aqui no Bridge, nós cuidamos de todas as etapas de seleção de um novo bridger. Dá uma olhada:

  • Descrição de cargos: o que significa ser um bridger, o que fará naquela função, quais os benefícios e obrigações do colaborador.
  • Alinhamento de divulgação: combinamos junto com o pessoal de Social Media qual será a estratégia de divulgação das vagas, além de validar todas as artes e textos de divulgação.
  • Planejamento e execução das etapas de seleção: desde a triagem dos currículos, a equipe de GP está presente! Aplicamos os desafios, dinâmicas, realizamos entrevistas e ainda damos feedbacks completos para os candidatos não aprovados.

Ufa, é um tanto de coisa, né? Para você ter uma noção, no último ano nós tivemos 577 inscrições para as nossas vagas, além de 44 bridgers aprovados!

#2 — Organização de eventos internos

Para tornar a jornada do bridger ainda mais especial, a área de GP cuida de toda a sua trajetória, desde a atração até o desligamento. E isso inclui, é claro, momentos marcantes de integração com a equipe.

Esses momentos se tornaram parte da nossa cultura de #Conectar Pessoas A Momentos! Os eventos são organizados pela equipe de GP e buscam proporcionar um ambiente descontraído, divertido, de inclusão, aprendizado e conectado.

E eles acontecem mesmo no trabalho remoto!

Desde março de 2020 já realizamos dois torneios virtuais, que contaram com todos os tipos de jogos, duas festas juninas cheias de prendas, além de festa de Dia das Bruxas e Bridge Day, nossa comemoração especial de fim de ano.

Em todos esses momentos, a equipe de GP está presente para garantir que todos estejam aproveitando o momento de integração da melhor forma possível!

#3 — Ajudar os bridgers a explorarem novos mundos!

A Gestão também está constantemente buscando facilitar o desenvolvimento de todos os colaboradores por meio de incentivos a momentos de estudo, cursos e capacitações e muito mais. E um dos principais meios de entender onde é possível evoluir é a através da construção de um Plano de Desenvolvimento Individual.

Aqui no Bridge, a equipe de Gestão de Pessoas se dedicou a mapear as atividades das diferentes áreas profissionais, para entender as competências envolvidas para a atuação profissional de cada colaborador.

No Plano de Desenvolvimento Individual do laboratório, essas competências são avaliadas e discutidas entre o bridger que está buscando se desenvolver e uma pessoa de referência.

É ela que vai saber avaliar as competências técnicas e comportamentais associadas às atividades do bridger, além de ajudar na construção e no acompanhamento de planos de ação voltados ao desenvolvimento dessas competências.

Além de facilitar e acompanhar junto aos bridgers envolvidos, a equipe de GP também auxilia no desenvolvimento de planos de ação, especialmente quando surgem pontos de possível evolução relacionados às soft skills.

#4 — Promover qualidade de vida (Alô, Pokefit!)

Todos sabemos que a saúde física e mental de todo colaborador influencia e muito na qualidade de vida e de trabalho das pessoas. Por isso, nós da GP buscamos parcerias com médicos, academias e outros serviços especializados em promover qualidade de vida.

Por meio dessas parcerias, os bridgers conseguem descontos e vantagens em atendimentos dos mais variados, como psicólogos, academias e restaurantes.

Outro projeto organizado pela equipe de GP é o b_healthy, que é a iniciativa de informação e promoção da saúde dos bridgers. Todo mês trazemos uma ação relacionada a um tema da saúde, com formatos variados: já fizemos talks, dinâmicas, informativos, quiz, treino coletivo, incentivo à doação de sangue e muito mais!

Para guiar os bridgers no b_healthy, temos o nosso mascote oficial, o Pokefit, que está presente em todas as iniciativas que promovem a saúde no Bridge!

Ilustração: Rodolpho Malvestiti

E esse ano o b_healthy é uma ação gamificada, em que os bridgers participantes somam XPs que vão definir um pódio no fim do ano!

#5 Cuidar do clima organizacional

Saber como todos estão se sentindo em relação a diversas questões do Laboratório também é função nossa! Na nossa Pesquisa de Clima Organizacional, a famosa PCO, entendemos como os bridgers se sentem e quais aspectos precisam ser melhorados.

Através dos resultados da PCO, definimos muitas das nossas prioridades, descobrindo quais são nossos pontos fortes e quais precisam de alguma melhoria.

A nossa pesquisa mais recente recebeu mais de 100 respostas, e o nosso índice de satisfação geral continua aumentando, chegando ao valor mais recente de 88,86. Além disso, nosso Net Promoter Score interno, ou eNPS, que mensura o quão bem o Bridge lida com seus colaboradores, foi de 90,29!

Isso mostra o quanto as ações promovidas pelo núcleo de Gestão e pelas lideranças do Laboratório são percebidas no dia a dia pelos bridgers e refletem diretamente no clima da organização.

E aí, curtiu o trabalho do Núcleo de Gestão de Pessoas aqui no Bridge? Então venha acompanhar as nossas redes sociais e ficar por dentro de tudo que fazemos e produzimos aqui no Bridge. Até a próxima!

LinkedIn / Instagram / YouTube / Facebook

O Laboratório Bridge atua no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), com equipes formadas por bolsistas graduandos, pós-graduandos e profissionais contratados. É orientado por professores do CTC e do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC).

Desde 2013, desenvolvemos sistemas e aplicativos para gerenciamento da saúde pública em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

--

--

Soluções tecnológicas inovadoras para qualificar a gestão pública, visando o benefício social.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Laboratório Bridge

Laboratório Bridge

Soluções tecnológicas inovadoras para qualificar a gestão pública, visando o benefício social.