Ilustração: Isabela Mosquini

Por que o e-SUS APS passou a ser ainda mais importante com a RNDS?

Conheça as vantagens de possuir a estratégia na saúde do seu município!

Conteúdo produzido por Jades Fernando, CEO e Mahara Aguiar, assessora de comunicação

Desde julho deste ano, a saúde pública brasileira começa a passar por uma transformação integradora. Foi a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), um repositório nacional lançado pelo Ministério da Saúde que está centralizando as informações clínicas dos cidadãos e tornando-as acessíveis em todo o país.

Segundo o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), o Conecte SUS veio para pôr em prática a Estratégia de Saúde Digital no Brasil, permitindo a continuidade de tratamento e transição do cuidado com a população brasileira.

O primeiro acesso de um médico à RNDS ocorreu no estado de Alagoas, e estávamos lá para perceber como a mudança era necessária e quão benéfica será para a sociedade!

Mas, e onde o Laboratório e o e-SUS APS entram nisso tudo? Como o cidadão pode acessar, diretamente, o Conecte SUS?

Tudo isso você confere nesse artigo, então fica com a gente!

Como funciona a RNDS?

A Rede é acessada através do Conecte SUS Profissional, que, por enquanto, está disponível apenas para profissionais médicos. Na Unidade Básica de Saúde, o profissional entra no PEC, do e-SUS APS, e inicia o atendimento do paciente.

Quando clica no botão de acesso à RNDS, a pessoa é direcionada para validar o acesso no site gov.br. O processo completo você confere no tutorial do CONASEMS.

E pronto! Agora, o profissional tem acesso instantâneo às informações do paciente que constam na RNDS. Atualmente, já estão disponíveis:

  • Resultados de exames de Covid-19;
  • Carteira de Vacinação contra a Covid-19;
  • Certificado Nacional de Vacinação, após 2ª dose da vacina contra a Covid-19;
  • Medicamentos através do programa Farmácia Popular;
  • AIH (Autorização de Internação Hospitalar).

Então, não importa mais onde a pessoa se vacinou, em qual Farmácia Popular pega seus medicamentos, etc.

Com o acesso à RNDS através do e-SUS APS, o profissional da Atenção Primária acessa todos esses dados e começa um tratamento mais apurado, mais preciso, com mais informação.

E para os cidadãos?

O Conecte SUS tem uma contrapartida importante para a sociedade. Junto com o Conecte SUS Profissional, a estratégia também lançou o aplicativo mobile Conecte SUS Cidadão.

Com ele, as pessoas podem acessar seu histórico clínico e outros serviços do SUS na palma da mão.

Como o acesso aos dados através da RNDS é feito com base nas normas da Lei Geral de Proteção de Dados, cada vez que o profissional médico acessa o cadastro do cidadão, este recebe uma notificação no aplicativo.

O acesso ao Conecte SUS Cidadão também é pelo cadastro no gov.br.

E onde entra o e-SUS APS?

Por ser o sistema oficial do Ministério da Saúde e o mais usado no país, o nosso Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é o primeiro prontuário eletrônico do Brasil a se conectar com a RNDS!

A sua presença em mais de 77% dos municípios vai possibilitar a milhões de brasileiros que tenham um atendimento mais ágil e cuidadoso.

Ter o e-SUS APS tem outra vantagem importante: nos municípios que têm habilitado o agendamento online pelo e-SUS APS, o paciente pode também ter acesso à sua marcação de consultas pelo Conecte SUS Cidadão.

É ou não é uma revolução na saúde pública?

O Laboratório Bridge atua no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), com equipes formadas por bolsistas graduandos, pós-graduandos e profissionais contratados. É orientado por professores do CTC e do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC).

Desde 2013, desenvolvemos sistemas e aplicativos para gerenciamento da saúde pública em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

--

--

Soluções tecnológicas inovadoras para qualificar a gestão pública, visando o benefício social.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Laboratório Bridge

Laboratório Bridge

Soluções tecnológicas inovadoras para qualificar a gestão pública, visando o benefício social.